Palmas

Palmas, a capital do Estado, é o portal de entrada para as regiões turísticas do Tocantins. É moderna, planejada, com uma ampla estrutura de comércios e serviços, centro de convenções e shopping. Ideal para o turismo de negócios e eventos.

As áreas verdes da cidade, avenidas largas e arborizadas e praias permanentes são cenários convidativos à prática esportiva ou simplesmente à contemplação visual. As praias Graciosa, do Prata e das Arnos, às margens do Lago, são os principais cartões-postais da cidade.

 
Pontos turísticos
Parque Cesamar e áreas verdes

O Parque Cesamar é uma das principais áreas verdes de Palmas. Local tranquilo, ideal para os amantes da natureza e para os praticantes de esportes. Possui pista para corrida e caminhada com 2.840 metros, toda iluminada. Seu lago é formado pelo córrego Brejo Comprido.A área verde, mata típica do cerrado, tem trilha ecológica de 2 mil metros.

Memorial Luis Carlos Prestes

O Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, é uma homenagem à marcha realizada pela Coluna Prestes. Inaugurado em 5 de outubro de 2001, o local conta com salão de exposições, auditório com 99 lugares, sala de vídeo e salas abertas para pesquisas e estudos. Seu acervo é composto por fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes.

Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães

Com 163 km de extensão e área de 630 km2, o lago tem a capacidade de armazenamento de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, onde vivem aproximadamente 300 espécies de peixes.

Feira do Bosque

A Feira do Bosque acontece aos domingos, das 16h às 21h, no Bosque dos Pioneiros. Já se tornou uma tradição para a família palmense, que desfruta de lazer e cultura em um ambiente agradável, junto à natureza.

Espaço Popular

A feira da 304 Sul é um dos principais pontos turísticos de Palmas. Feirantes de 14 municípios e cerca de 6 mil visitantes passam pelo local a cada final de semana.

Tem capacidade para 1.210 comerciantes, sala de primeiros socorros, praça de alimentação, maior número de banheiros, depósito com refrigeradores e estacionamento.

Praias da Graciosa, do Prata, Arnos e Ilha Canela

A praia da Graciosa tem uma ótima infra-estrutura, com bares, restaurantes, quadras de esportes e marina. Nela são realizados eventos culturais, esportivos e de lazer. O local tem um belíssimo visual e um lindo pôr-do-sol. A partir da praia da Graciosa, o turista tem acesso à Ilha Canela, aberta ao público no mês de julho.

Na praia do Prata o visitante tem quiosques de palha, banheiros, telefone, bares e restaurantes.

A praia das Arnos é uma das mais populares, com infra-estrutura mais simples, porém, o suficiente para divertir os visitantes.

Pólo ecoturístico de Taquaruçu

Os encantos de Taquaruçu, encravado no pé da Serra do Carmo, são o clima ameno, gente simples, a vida pacata do interior, os restaurantes caseiros com a deliciosa comida típica e a exuberante natureza à sua volta. Um lugar ideal para repor as energias e estar em contato com a natureza.

No distrito, encontram-se localizados aproximadamente 70 atrativos naturais. Há restaurantes, bares e o Centro de Atendimento ao Turista - CATUR, com guias disponíveis para passeios.

Acesso:

Pela TO-030. O distrito fica a 32 km de distância do centro da capital, Palmas.

Ecoturismo em Taquaruçu
Pedra do Pedro Paulo

Localizado na ponta da Serra de Taquaruçu, a uma altitude de 600 metros do nível do mar. Sua escalada permite uma vista panorâmica de todo o Vale de Taquaruçu. A escalada pode ser feita pelas encostas da serra, sem o uso de cordas.

Cachoeira do Roncador

Queda d’água de aproximadamente 50 metros de altura, com pequeno poço para banho.

Vale do Vai-Quem-Quer

Sequência de 12 saltos, que formam piscinas naturais de águas limpas e cristalinas. Oferece amplos espaços para acampamentos.

Cachoeira de Taquaruçu

O Córrego Taquaruçu forma uma bela cascata de águas refrescantes, cercado por uma rica vegetação. O local possui restaurante, banheiros, área de camping e estacionamento.

Cachoeira do Evilson

Queda d’água de 12 metros de altura, com poço convidativo ao banho. O lugar é de grande beleza, cercado por paredão coberto de samambaias, ideal para a prática de rapel.

Cachoeiras da Fazenda Encantada

Seis cachoeiras, a maior com 20 m, em meio à mata nativa. Tem poços para banho e prática de rapel aos domingos.

Acesso:

Para todas as cachoeiras, o acesso é pela a rodovia TO-030.