Notícias

Governo do Tocantins divulga resultado da eleição do Conselho de Política Cultural

07/08/2020 - Lucas Ferreira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicará no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira, 7, o resultado final das eleições do Conselho de Política Cultural (CPC-TO) 2020/2022, que foi realizado no período de 27 a 29 de julho. A posse dos candidatos eleitos, que antes estava programada para ocorrer no dia 28 de agosto, foi antecipada para o dia 18, e será realizada via webconferência.

Segundo a superintendente de Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, a antecipação da data da posse aconteceu com o objetivo de dar agilidade aos processos burocráticos que dependem da formação do Conselho para prosseguimento. “Muitas ações do setor dependem da instituição do Conselho, principalmente, as ações relacionadas à Lei Aldir Blanc, portanto achamos justo e necessário que a posse dos candidatos fosse realizada o quanto antes”, destaca a gestora.

O processo eleitoral definiu os titulares e os suplentes da Sociedade Civil, para os segmentos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; e Patrimônio Imaterial. Os segmentos de Patrimônio Material; Povos Indígenas; Teatro e Circo serão acionados para indicar os suplentes e o segmento de Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas para indicar titulares e suplentes.

A relação com os nomes dos eleitos poderá ser conferida no Diário Oficial desta sexta-feira, 7, ou ainda no site da Adetuc.

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Adetuc, Tom Lyra, a reativação do Conselho de Política Cultural do Estado representa um importante avanço no setor cultural que envolve representantes de vários segmentos artísticos e da sociedade civil. “O governador Mauro Carlesse orienta que o Estado promova a diversidade cultural. Nesse sentido, o CPC-TO irá garantir que este avanço seja efetivado como meio eficaz de se elaborar políticas públicas para o setor”, destaca.

 

Edição: Lenna Borges 

Revisão Textual: Marynne Juliate

 

Compartilhe esta notícia