Notícias

Educação divulga nomes dos estudantes pré-selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020

07/08/2020 - Alcione Luz/Governo do Tocantins

Kaylla Gabriella Ribeiro Souza, do Instituto Presbiteriano Araguaia de Gurupi; Márllon de Sousa Rêis, do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, de Palmas; Valquiria Vanderlei Galvão, do Colégio Estadual de Rio Sono; e Yasmim Valadares Soares, do Colégio Rio Sono, foram os estudantes pré-selecionados pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020.

O PJB tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados. O resultado, com a lista dos 78 estudantes finalistas do PJB 2020, está previsto para ser divulgado no dia 18 de setembro, pela Câmara dos Deputados.

O estudante Márllon de Sousa Rêis está concorrendo com o projeto de lei que estabelece e regulamenta o estatuto do trabalhador-estudante. Já o projeto de Yasmim Valadares Soares dispõe sobre a criação da plataforma “Portal Fiscaliza Brasil”, que cria mecanismos de transparência e fiscalização para garantir o uso de critérios técnicos na contratação de servidores públicos.

A jovem Kaylla Gabriella Ribeiro Souza inscreveu um projeto que determina o acompanhamento psicológico, obstétrico e nutricional de, no mínimo, seis meses, aos casos de aborto espontâneo. Valquíria Vanderlei Galvão aposta no programa “Educação Equitativa”, que estabelece o ingresso e permanência dos estudantes de escolas públicas desprovidos de renda elevada no ensino superior, utilizando-se de critérios alternativos de seleção. 

PJB

Essa é a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados.

Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o País.

 

Edição: Lenna Borges

Compartilhe esta notícia