Notícias

Adetuc divulga resultado preliminar da eleição para o Conselho de Política Cultural do Estado

31/07/2020 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Conforme o cronograma eleitoral do Conselho de Política Cultural (CPC-TO), a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) publica no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 31, a lista preliminar com os eleitos para 13 das câmaras setoriais.

A eleição ocorreu de 27 a 29 de julho, por meio da plataforma virtual eleicao.cultura.to.gov.br, onde também é possível obter o formulário de interposição de recurso, edital do processo eleitoral e outras informações. Os recursos devem ser enviados para o e-mail comissao@cultura.to.gov.br, entre os dias 3 e 4 de agosto. O resultado da análise dos recursos sairá no dia 7 e a lista final no dia 12.

Cadastraram-se para esta votação 300 artistas. Deste total, 36 se candidataram para representar os segmentos de Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Música, Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo; Literatura, Livro e Leitura.

Não houve candidatos para Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas. Neste caso, conforme do Artigo 25 do edital, a indicação será feita pelo órgão gestor da cultura estadual.

O CPC é o órgão que institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil ligados à cultura, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais.

“A equipe da Cultura está trabalhando para garantir que a nomeação e a posse dos membros do Conselho de Política Cultural ocorram no dia 28 de agosto”, afirma o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Adetuc, Tom Lyra, reiterando que a reativação do CPC é uma das prioridades da gestão Mauro Carlesse.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Compartilhe esta notícia