Polícia Militar registra redução de 41% das ocorrências após decretos de estado de emergência

24/03/2020 - Luana Barros/Governo do Tocantins

Após as edições de decretos de estado de emergência feitas pelo Governo do Estado e prefeituras municipais (entre 15 e 21 de março), em ação de prevenção à Covid-19, a Polícia Militar registrou uma redução de 41% das ocorrências em todo Tocantins. Na primeira semana do mês (de 1° a 7 de março), foram registradas 492 ocorrências, já entre os dias 15 e 21 deste mês, foram registradas 294.

Os crimes de homicídio e tentativa de homicídio tiveram redução de 25%, sendo 13 registros na primeira semana da quarentena, e 17 registros na primeira semana do mês de março. Furtos e roubos tiveram 93 registros, nos períodos de 1º a 7, e 66 registros, entre os dias 15 e 21, uma redução de 30%.

A maior redução aconteceu nos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo, que tiveram redução considerável de 75%. Tráfico e porte de entorpecentes, no período de 1º a 7, cinco registros, e no período de 15 a 21, apenas quatro registros, uma redução de 20%. No crime de violência doméstica, a redução foi de 28%, sendo registradas 29 ocorrências na primeira semana de março e 21 ocorrências na semana inicial da quarentena.

Apesar da diminuição do movimento nas ruas, a Polícia Militar mantém o policiamento em todo o Estado, o que tem resultado na diminuição da criminalidade.

A Polícia Militar continua implementando ações que visam intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas de contenção ao novo Coronavírus, causador da Covid-19, através de operações e aumento do efetivo operacional em todo o Estado, visando uma redução ainda maior da criminalidade.

Edição: Lenna Borges

Revisão: Marynne Juliate