Secad participa de reunião sobre Escolas de Governo do país

13/02/2020 - Secad/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Administração participa, nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14, de reunião do Grupo de Trabalho, instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) sobre as Redes de Escolas de Governo Estaduais e do Distrito Federal.

O encontro, que ocorre na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte (MG), visa discutir a atuação destas instituições educacionais dentro da administração pública definindo estratégias que buscam acompanhar a evolução tecnológica e a modernização da máquina pública.

Vinte estados marcaram presença no encontro, que tem desenvolvido o estudo e o intercâmbio de experiências sobre a atuação das Escolas de Governo em todo o país. “Nós, do Consad, investimos na criação de grupos de trabalho direcionados a temas estratégicos para a melhoria da gestão pública. A capacitação do servidor é um desses pontos cruciais, pois um servidor qualificado presta serviço de qualidade”, afirmou o secretário da Administração do Tocantins e vice-presidente do Consad, Edson Cabral.

Coordenador do GT, o secretário também falou da importância do evento para o fortalecimento do trabalho das Escolas de Governo nos Estados. “Um dos desafios que encontramos na administração pública é acompanhar a rápida evolução tecnológica atual. Nesse sentido, este intercâmbio realizado pelo GT nos proporciona a oportunidade de olhar para o que vem sendo desenvolvido no país e fora dele, ampliando a nossa capacidade de atualização e aprimoramento de ações”, informou.

Segundo a diretora de Capacitação Continuada da Secad, Katia Gomes, neste primeiro dia de encontro, o GT apresentou o resultado de um mapeamento das Escolas de Governo no país, realizado pela Fundação João Pinheiro, mostrando a abrangência e a efetividade das escolas. “A pesquisa apontou, por exemplo, que todas as Escolas consultadas oferecem cursos de capacitação, mas o número de cursos de especialização e mestrado ainda é reduzido”, pontuou.

O mapeamento ainda apontou a quantidade de alunos formados, os temas mais abordados, como gestão de pessoas e gestão de contratos, entre outros.

O encontro segue nesta sexta-feira, 14, com foco na definição de estratégias para o fortalecimento da rede e a construção dos próximos passos do GT. Eles também realizam uma visita técnica ao Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDFL) desenvolvido pela Fundação João Pinheiro para os subsecretários de Estado de Minas Gerais.