Capacitações da Inclusão Produtiva geram mais de 1000 empregos diretos e indiretos

11/09/2019 - Cláudio Duarte/Governo do Tocantins

Voltados para as famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, o Governo do Tocantins propicia programas de inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, que vêm alavancando a carreira de muitos trabalhadores por todo o estado.

Somente por meio dos cursos, a Inclusão Produtiva já atendeu 39 municípios e capacitou cerca de 3 mil trabalhadores que estavam desempregados ou precisando de incentivo para retomar suas atividades.

O técnico de referência da Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valter Frota, disse que a efetividade dos cursos se dá pela possibilidade que os profissionais têm de trabalhar por conta própria. “As pessoas capacitadas nesses cursos podem trabalhar de forma autônoma individualmente ou em grupos; e ao invés de procurar, vão gerar vaga de emprego. Por conta disso, podemos estimar, de janeiro a agosto, cerca de 1.000 empregos diretos e 600 indiretos gerados pelas capacitações da área”, ressalta.

A instrutora de cursos Mayane Soares disse que acompanha o progresso dos profissionais por meio dos aplicativos. “Nossa comunicação é constante mesmo após o final dos cursos. À distância, tiro dúvidas e oriento como conquistar e manter os clientes; e percebo que muitos, como a Camila, de Pequizeiro, já começam a colher os resultados”, enfatiza. A profissional a quem ela se refere, é Camila Oliveira, que participou do Workshop da Beleza em Pequizeiro. Casada e com filhos, ela já atuava na área, mas não tinha conhecimento suficiente para desenvolver um trabalho autônomo com qualidade e segurança. “A maquiagem é sempre um desafio por ser inovadora, mas aprendi a manejar outros produtos que não conhecia e venho utilizando os aplicativos como ferramentas para encontrar e agendar novos clientes. Agora, me sinto capacitada e confiante para fazer meu trabalho e deixar o consumidor satisfeito”, afirma.

Capacitações

As capacitações, promovidas em parcerias com os municípios, ocorrem até esta sexta-feira,13, em Aparecida do Rio Negro, Palmeirante, Pau D’Arco, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins e Taipas. São cerca de 450 profissionais que estarão preparados para iniciar um negócio ou mesmo encarar os desafios do mercado de trabalho.