Notícias

Servidores da Adapec apresentam trabalhos científicos na Semana Acadêmica da UFT

10/09/2019 - Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

Inspetores de defesa agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) participam de quarta-feira, 11, a sábado, 14, em Araguaína, do II Congresso Regional de Sanidade Animal e Saúde Pública e da XII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os servidores apresentarão cinco trabalhos científicos, sendo dois referentes à sanidade animal: Investigação e vigilância epidemiológica para tuberculose em suínos em municípios do Tocantins e Avaliação dos resultados dos monitoramentos sorológicos para Peste Suína Classica (PSC), realizados em granjas comerciais de suínos do estado. Os outros trabalhos são na área de inspeção: Adaptação de abatedouro frigoríficos de bovinos para abate de ovinos e caprinos no município de Miracema do Tocantins e seu impacto na saúde pública; Análises de água tratada de laticínio com inspeção estadual do Tocantins; Atuação do serviço de inspeção animal do Tocantins no período de 2015 e 2016.  

“O evento é uma oportunidade para apresentarmos à comunidade acadêmica e população os resultados de trabalhos científicos que foram desenvolvidos pelos inspetores de defesa agropecuária da Adapec, demonstrando assim, a qualificação profissional dos nossos servidores”, disse Andrea Castro, uma dos servidores que apresentará trabalhos no congresso.

A iniciativa é da Gerência de Educação Sanitária da Adapec que pretende continuar disponibilizando informações, por meio dos artigos ou resumos em congressos e afins.

Segundo a organização do evento, o objetivo é promover a divulgação de conhecimento científico em assuntos relacionados às áreas de sanidade animal e saúde pública, principalmente para profissionais e estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O evento é pioneiro no Tocantins para a divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos na região.

 

Compartilhe esta notícia