Notícias

Agricultura elabora projeto para processamento de polpa de fruta em comunidade rural

14/08/2019 - Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Equipe técnica da Gerência de Agroindústria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), elaborou um projeto modelo de reforma e construção de agroindústria para beneficiamento de polpa de frutas. A processadora de propriedade do produtor Murilo Gomes, fica localizada no povoado conhecido como Couto Velho, às margens do Rio Araguaia, no município de Couto Magalhães.

O projeto em fase de implantação passa por vistoria técnica para adequação das normas e liberação do registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O registro possibilita à comercialização das polpas no mercado interno e em outros estados do Brasil. A equipe técnica acredita que nos próximos três meses a agroindústria esteja em funcionamento.

Segundo a engenheira de Alimentos da Seagro, Kênia Lellis, a implantação desta agroindústria mostra que, juntos, produtores e os órgãos competentes podem alcançar novas conquistas. “É um projeto modelo para os demais produtores que desejam empreender neste segmento de produção de frutas e pleiteiam o registro das suas unidades produtivas junto ao Mapa”, destacou. 

A agroindústria irá processar frutos do cerrado (extrativista) e agroflorestais, tais como: cajá, buriti, manga, tamarindo, acerola, caju, goiaba, cupuaçu, dentre outras. A expectativa do produtor, Murilo Gomes, é também fornecer as polpas de frutas para os programas de governo com Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ação

Essa ação faz parte das políticas públicas de incentivo da Secretaria da Agricultura, por meio da Gerência de Agroindústria para impulsionar as cadeiras produtivas agroindustriais, principalmente para atender os agricultores familiares do Estado, gerando emprego e renda.     

Compartilhe esta notícia