Sistema Integrado de Operações da Segurança Pública recebe reforma em sua estrutura

12/06/2019 - Wherbert Araújo e Priscila Cadore/Governo do Tocantins

O Sistema Integrado de Operações (Siop) recebeu melhorias em sua estrutura apresentada nesta terça-feira,11, em Palmas, em solenidade que contou com a presença de autoridades representantes das forças de segurança do Estado.

A unidade da Superintendência de Segurança Integrada, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), é composta por integrantes das polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Metropolitana de Palmas e tem por finalidade integrar, através de recursos da tecnologia de informação, as ações operacionais das forças de segurança no Estado, mediante o acionamento e acompanhamento das atividades de combate ao crime ou de atendimento a ocorrências.

A nova estrutura recebeu melhorias no sistema de refrigeração, pintura, além de troca de cabeamentos elétricos e de telecomunicação. Segundo o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, as melhorias provisórias visam garantir maior comodidade dos profissionais que atuam no departamento. Entretanto, a secretaria estuda viabilizar, no próximo ano, a construção da sede definitiva do órgão . “Já temos a área onde será construído o prédio. Vamos agora atrás de investimentos financeiros. Nosso objetivo a curto prazo é realizar melhorias no local, aprimorando condições de trabalho aos servidores que atuam ininterruptamente no atendimento às demandas de segurança”, ressaltou.

Para o comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Jaizon Veras, as melhorias na estrutura do Siop refletem num melhor atendimento para a população, como também na união das forças de segurança. “Queremos parabenizar todos os servidores pelo empenho e celeridade nas obras de reforma da unidade. Esse esforço vai garantir um melhor desempenho da atividade de atendimento e despacho das ocorrências”, afirmou.

Homenagens

Durante o evento, gestores e servidores foram homenageados pelos serviços prestados na reforma das estruturas e colaboração para o aprimoramento da unidade. "O momento é de alegria por mais um objetivo alcançado, mas ele só seria possível pelo esforço e talento de nossos profissionais, que, na gestão, são visionários e líderes que valorizam os serviços operacionais, e, na execução, são proativos e comprometidos com suas instituições", ressaltou o tenente-coronel da PM e diretor do Siop, Jerry Adriana Araújo Godinho.

Dentre os 14 homenageados estão os titulares da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, e da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras, além da gerente de Gestão de Obras da SSP, Valdimaria Rodrigues Aires, e do 2° sargento da PM, Esmeraldo Rodrigues da Silva, que há 27 anos atua na unidade.