Feira das Profissões incentiva alunos do ensino médio a ingressarem em curso superior

21/05/2019 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o objetivo de incentivar os alunos do ensino médio da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a equipe da Escola Estadual Silva Dourado, município de Arraias, realizou na última segunda-feira, 20, a II Feira das Profissões. Na ocasião, foram apresentados os cursos ofertados pelas instituições superiores da região.

O evento foi criado em 2018, pela professora Denise Assunção, que ministra aulas da disciplina Emprego e Trabalho e tem como objetivo apresentar os mais variados cursos de graduação ofertados pelas universidades, em especial os cursos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Instituto Federal, de forma que possa auxiliar os alunos na escolha de um curso superior e na atuação profissional.

Na palestra, mediada pelo professor Dr. Kaled Sulaiman Khidir, da UFT, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as várias formas de ingresso nas universidades. O professor destacou os cursos existentes nos estabelecimentos de ensino da região e as políticas de cotas. “A Universidade respeita as diversidades e as formas de organização social", destacou o professor.

Empreender

A professora e empreendedora, Neuzeny Queiroz, apresentou sua trajetória de vida, enfatizando a importância do estudo e da necessidade de empreender. Desde cedo ela teve que conciliar a vida estudantil e a profissional. Atualmente, além de professora, ela tem um empreendimento comercial. "O caminho é a educação", defende.

Ao término das atividades, a professora Denise Assunção realizou uma dinâmica, em que destacou a importância de todas as profissões nos vários âmbitos da sociedade, chamando atenção para importância da dedicação profissional. "O que faz a diferença é a forma como o sujeito desenvolve o seu trabalho", apontou.

O aluno Gisley Soares Lopes, da turma do 3º período do III Segmento, destacou a importância da Feira das Profissões. “O conteúdo estudado em sala de aula e a culminância na Feira das Profissões colaboram bastante para nos orientar qual caminho seguir e qual curso ingressar na faculdade”, apontou.

Atividades

Além das exposições sobre cursos superiores, foram realizadas diversas atividades durante a II Feira das Profissões, como exposições de artesanatos, produzidos pelos alunos da Educação Prisional e EJA, venda de comidas típicas, palestras e apresentação musical.