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Produtos de Páscoa são ensaiados em laboratórios da Metrologia Estadual

15/04/2019 - Cejane Borges/Governo do Tocantins

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realiza, nesta terça-feira, 16, os ensaios metrológicos nos produtos alvos da Operação Páscoa, na área de Pré-Medidos. Ovos e coelhinhos de chocolate, bem como a Colomba Pascal, passarão por testes laboratoriais para averiguar a pesagem, a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos e para saber se eles de fato correspondem ao conteúdo.

Para a Operação Páscoa, foram recolhidos produtos de marcas diversas como Nestlé, Garoto, Choco Soy, Lacta, Cacau Show, Hershey’s, Kinder, Ferrero Rocher em estabelecimentos comerciais em Palmas.

A operação faz parte das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para sua realização, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta-convite de todo o processo e trâmite legal.

De acordo com o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, a agência atua de forma preventiva para eliminar possíveis irregularidades e para garantir ao consumidor as compras seguras. "O nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas e dos padrões legais”, destaca.

Produtos Pré-Medidos

A Metrologia Estadual reforça que o produto pré-medido é aquele que é embalado e medido sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

A equipe da AEM lembra que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria com o rótulo descrevendo o peso bruto do produto. Isso significa que o ovo de chocolate artesanal, ao ser exposto comercialmente, é passível de fiscalização metrológica. Além disso, o Ovo de Colher deve ser comercializado por peso e não por unidade, porque a medida do produto é massa.

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