Governo do Estado apoia exposição em homenagem ao ex-governador Siqueira Campos e à luta emancipatória

15/03/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

O Memorial Coluna Prestes sedia, a partir desta sexta-feira, 15, a exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins. A mostra, que presta homenagem ao ex-governador e relembra os fatos que marcaram a luta pela emancipação, ficará disponível ao público até 19 de junho deste ano.

“Ceder este espaço gerenciado pela Adetuc [Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa] foi a forma encontrada pelo Governo do Estado para colaborar com este importante projeto que reconhece a trajetória política do governador Siqueira Campos e sua participação no processo de criação do do Tocantins”, afirma o presidente da Agência, Tom Lyra. O Memorial fica localizado na Praça dos Girassóis, e pode ser visitado em horário comercial, com entrada gratuita.

Exposição

Segundo Wagner Praxedes, corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e idealizador da exposição, a proposta é apresentar, à sociedade, a luta pela emancipação do então norte de Goiás. “O governador Mauro Carlesse colocou a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes à disposição, para levarmos caravanas de estudantes para visitar a exposição”, revelou o corregedor, durante visita à Adetuc para tratar dos detalhes da parceria.

Com a curadoria do arquiteto José Eduardo Rodrigues, a mostra tem como carro-chefe uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.

Segundo a assessoria do projeto, para que os visitantes contextualizem os fatos históricos da criação do Tocantins a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais, foram pontuados nos painéis, também de forma cronológica, relatos como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, independência do Brasil e a Revolução Francesa.

Também compõem a mostra documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte, até a criação do estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988, no Congresso Nacional.

Visita

A exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins recebeu, na manhã desta sexta-feira, 15, a visita dos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos, que tiveram a oportunidade de conferir de perto, por meio de painéis ilustrativos, objetos, documentos e vídeos, a trajetória da história de luta pela criação do Estado do Tocantins.