Procon Tocantins realiza audiência pública para discutir cobrança abusiva nas contas de energia em Dianópolis

14/03/2019 - Governo do Tocantins

O Procon Tocantins realizou, em Dianópolis, uma audiência pública, para discutir a cobrança abusiva nas contas de energia elétrica. A ação aconteceu na noite dessa quarta-feira, 13, e foi promovida pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO), por meio do núcleo regional do município e faz parte da Semana do Consumidor.

Na ocasião, o superintendente do Procon-TO, Walter Viana, destacou que, no ano de 2018, o Órgão realizou 2.475 atendimentos resultados de problemas e reclamações contra a concessionária de energia Energisa.

A audiência teve como objetivo ouvir a população sobre o aumento da demanda referente ao alto valor das contas de energia em Dianópolis. “Temos recebido muitas pessoas que continuam com as mesmas reclamações sobre o aumento na conta de luz e precisamos resolver esta situação, o consumidor está sendo lesado. É uma situação inadmissível, principalmente por se tratar de um serviço essencial”, afirmou Walter Viana.

A moradora do setor Nova Cidade, Tatiana Felix, contou que sua conta aumentou mais de R$ 100 em dois meses. “Tenho noção do que estamos gastando na minha casa. E ainda mais neste período chuvoso, nossa economia é maior, pois o tempo está frio e nem ventilador ligamos. A conta em janeiro foi no valor de R$ 75, este mês veio R$ 179”, explicou Tatiana.

A responsável pelo Núcleo regional de Dianópolis, Liciane Maia, lembrou que é fundamental que o consumidor procure o Procon-TO para formalizar a reclamação. “É necessário que todos que estão sendo prejudicados procurem o Procon e denunciem. Vamos tentar solucionar o problema e tomar as medidas legais cabíveis”, ressaltou Liciane.

O presidente da subseção de Dianópolis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hamurab Diniz Ribeiro, destacou a importância da audiência. “É preciso cada vez mais haver esta conscientização do consumidor. Que o mesmo procure os órgãos de defesa e exija que seus direitos sejam cumpridos.

Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor acontece em comemoração ao Dia Mundial de Defesa do Consumidor, celebrado no próximo dia 15 de março e tem como objetivo orientar os consumidores sobre os direitos e cuidados que os mesmos devem ter na aquisição de produtos e na contratação de serviços. Serão desenvolvidas atividades que abordam a relação de consumo entre fornecedor e consumidor, alertando sobre situações cotidianas e também os procedimentos de como reclamar.