Governo e prefeitura de Palmas realizam etapa da capacitação de servidores da saúde da Capital

13/03/2019 - Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins

Ocorreu nessa segunda-feira, 11, e na terça-feira, 12, no auditório do Instituto Vinte de Maio, em Palmas, a capacitação dos profissionais do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Regional de Palmas. O evento foi promovido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer - TO), em parceria com o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), da Fundação Escola de Saúde Pública da Capital e, além de propiciar capacitação, também objetivou padronizar as ações em busca de operações eficientes e seguras entre a unidade aérea e o serviço de saúde da Capital.

O treinamento foi direcionado a 30 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores de frota/TARM e condutores/socorristas. Eles receberam instruções teóricas e práticas sobre os fundamentos do transporte aeromédico, protocolo do transporte, principais fatores que influenciam o voo (estresse, altitude, vibração e som), legislação aeronáutica, meteorologia, segurança operacional, gerenciamento de cabine, conhecimentos técnicos de aeronave e noções de operações aéreas.

Nas instruções práticas, foi utilizado o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Tocantins 01, permitindo, inicialmente aos mecânicos aeronáuticos, apresentarem as partes e o funcionamento da máquina; e, em seguida, aos operadores aerotáticos, a demonstração in loco das técnicas utilizadas no transporte de enfermos com o uso do helicóptero modelo H125 B3+ (AS350 B3+).

O capitão Dalla, supervisor de instruções e operações (SIO) do Ciopaer, avaliou, de forma muito positiva, a iniciativa de promoção da capacitação. “Todas as informações são necessárias para a imersão do profissional no mundo do serviço aeromédico, que envolve técnicas da saúde e da aviação", informou.

Em 2018, a Secretaria de Estado da Segurança Pública firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, objetivando regularizar as atividades realizadas pela equipe do Ciopaer e do Samu Palmas.

O treinamento foi fruto dessa parceria entre o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu Palmas, da SEMUS; e a SIO, do Ciopaer da SSP, que já planejam a próxima turma para os dias 16 e 17 de abril. Vale ressaltar que essa parceria é fundamental para o melhor atendimento da população tocantinense e ressalta a preocupação dos órgãos de segurança pública com tudo que envolve a qualidade de vida do cidadão.