Notícias

Reunião com Forças de Segurança dá continuidade aos planejamentos para 2019

05/02/2019 - Governo do Tocantins

Em continuidade às reuniões entre as forças de segurança do Estado, a Polícia Militar (PM) recebeu nesta terça-feira, 5, no Quartel do Comando Geral, em Palmas, representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

Participaram do encontro o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa; o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio; o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Fidelis; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva; o delegado-geral da Polícia Civil, Rossílio Correia; e o superintendente do Sistema Penitenciário Orleanes de Sousa Alves. Também estiveram presentes para apoiar o comandante da PM na reunião, os comandantes do Policiamento do Interior, coronel Parrião; das Especializadas, coronel Maranhão; e da Capital, coronel Francinaldo Bó.

A reunião trouxe alinhamentos das pastas no que tange à segurança pública integrada, bem como as melhores formas de integração entre elas, principalmente nas cidades cujas forças ainda não estão totalmente presentes. Foi debatido ainda sobre os Planos de articulação de cada instituição, para que as demais possam seguir a mesma vertente e, assim, caso necessário, conceder o apoio fundamental para eventuais demandas.

O comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, trouxe a forma de atuação da PM nas cidades cujas delegacias estão integradas com a pasta, bem como as formas estratégicas de atuação para as penitenciárias do Tocantins, em caso de crise. Para ele, “o plano de articulação da PM fica mais fortalecido agora, com a ciência e a participação efetiva das pastas”, diz.

Além do aprimoramento de estratégias de ações integradas entre as forças de segurança do Estado, o delegado-geral Rossílio Correia apresentou suas perspectivas sobre a reunião desta semana. “Hoje [terça-feira, 5], foram levantadas melhorias que podem ser realizadas nas áreas de logística e atendimento à população pelos órgãos policiais, tanto civil como militar, no interior do Estado, além do estabelecimento de metas de trabalho, o que potencializa os resultados práticos mais efetivos na área de segurança pública”, destaca.

Dentro desta perspectiva, o superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Orleanes de Sousa Alves, representando o secretário da Cidadania e Justiça, pontuou que a integração das forças de segurança é um avanço no combate ao crime. “Esse trabalho que está sendo implementado pela atual gestão será muito efetivo para promover a segurança no nosso Estado, as forças de segurança necessitavam desse alinhamento de estratégias e troca de informação”, considera.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro, essa integração das forças de segurança que compõem o Estado é uma forma de definir diretrizes para diminuir o índice de violência no Tocantins. "Vamos trabalhar, de forma coesa, para alcançar bons resultados e garantir mais segurança à nossa sociedade, conclui.

Compartilhe esta notícia