Notícias

Sine incentiva empreendedorismo por meio de curso gratuito

16/04/2018 - Cláudio Duarte/Governo do Tocantins

“O curso visa desenvolver as habilidades e despertar a veia empreendedora dos participantes. São vários módulos sobre os aspectos principais da gestão, como os conceitos de empreendedorismo, forma de aplicação, fundamentos, liderança e alternativas para criação de uma empresa”, explicou o instrutor Paulo Pizoni, sobre o curso de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine)/TO, que iniciou nesta segunda-feira, 16, se estendendo até a sexta-feira, 20. O curso de Empreendedorismo é realizado no Sine – Centro, das 8 às 12 horas.

Suely Tavares de Souza, que está desempregada e idealizando trabalhar com alimentação, é uma das 28 pessoas que querem apostar no empreendedorismo. Incentivada por uma amiga que se dispôs a ensiná-la técnicas alimentícias e também por uma frase lida em um livro, que dizia que “o Brasil forma gênios para prestar concursos, enquanto os norte-americanos formam gênios para criar grandes ideias e grandes empresas”, Suely decidiu seguir o instinto e apostar na criação de uma empresa.

O curso, além de incentivar o empreendedorismo, possui uma grade curricular que contempla vários perfis, tanto aqueles que querem transformar uma ideia em negócio quanto os que estão na informalidade necessitando aprimorá-lo, ou ainda àqueles que tenham um negócio consolidado e buscam ampliá-lo.

Maicon Nunes, de 24 anos, está em busca de se capacitar para colocar em prática um negócio que já existe de forma conceitual. “Quero me preparar para futuramente tornar real uma ideia que já existe, mas preciso aprender mais até me sentir confiante para encarar esse desafio”, disse.

Cursos gratuitos

O Sine promove diversos cursos gratuitos durante todo o ano em seus nove postos, instalados nos municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Paraíso, Porto Nacional e Palmas (Centro e Taquaralto).

Qualquer pessoa maior de 16 anos que esteja interessada deve dirigir-se aos postos do Sine em sua cidade, munida de Carteira de Trabalho (CTPS), CPF, RG e comprovante de endereço.

Compartilhe esta notícia