Servidores de Gurupi participam de formação dos programas do Instituto Ayrton Senna

13/04/2018 - Seduc/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou nessa quinta-feira, 12, a formação dos programas de correção de fluxo do Instituto Ayrton Senna (IAS), para professores, mediadores e supervisores dos programas Circuito Campeão, Se Liga e Acelera na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi. A formação tem duração de dois dias e é ministrada pelas técnicas dos programas de alfabetização da Seduc, Maria do Rosário Dias Rodrigues e Carmem Lucia Ranzi.

Durante os dias de formação, está sendo apresentada a sistemática dos programas para orientar os docentes a trabalharem nas unidades escolares. De acordo com a técnica responsável pelo IAS na DRE de Gurupi, Zilma Sales, eles acompanham e auxiliam no desenvolvimento das habilidades dos estudantes. “Esses programas são fundamentais para que os alunos com dificuldades sejam alfabetizados de maneira especial, além de oferecer metodologias que facilitam o aprendizado dos estudantes com distorção de idade/ano”, destacou.

Carmem Ranzi, formadora responsável pelo programa Se Liga, em Gurupi e Palmas, falou da importância da formação para melhor atuação do professor. “Espera-se que, durante essa capacitação, consigamos transmitir todas as informações necessárias, sanar as dúvidas dos docentes e desta forma melhorar o trabalho em sala de aula”, afirmou.

A técnica da Seduc, Maria do Rosário Dias Rodrigues, informou ainda que a formação é realizada para apresentar ao professor a dinâmica dos programas. “A formação pretende repassar orientações sobre os programas e como devem ser trabalhados na escola e dar condições aos professores para desenvolver as habilidades necessárias durante o ano letivo”, finalizou.

A DRE de Gurupi é a primeira a receber a formação do IAS, neste ano. Ainda neste mês, a Seduc irá ofertar a capacitação para outras diretorias, atendendo a cerca de 300 profissionais das redes municipal e estadual, que beneficiam mais de 3 mil alunos com os programas do IAS.

IAS

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar a diminuir as desigualdades sociais no Brasil, criando oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens por meio da educação.  Seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos.