Notícias

Mais um espaço para a interação familiar foi instalado na Cadeia Pública de Miranorte

13/04/2018 - Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins

Para proporcionar uma melhor relação das crianças com seus pais que se encontram privados de liberdade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), entregou uma brinquedoteca para a Cadeia Publica de Miranorte no Tocantins. Na sala, foram instalados aparelhos de ar-condicionado, brinquedos educativos e aparelho leitor de DVD.

As doações foram adquiridas por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que firmou um Acordo Federativo de Cooperação com o Ministério da Justiça (MJ). Brinquedotecas semelhantes já foram instalados na Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas e na Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso.

O gestor da pasta, coronel Glauber de Oliveira, explica que o espaço foi criado pensando na dificuldade de receber crianças nas casas penais. “A Brinquedoteca é a melhor solução para este problema, pois ela, com seu espaço harmônico, brinquedos e atividades proporcionam uma maior interação familiar e, assim, consequentemente, um resgate do vínculo social”, pontuou o secretário complementando que o espaço será utilizado pelos reeducandos e suas famílias.

A inauguração da sala está prevista para os próximos dias e a Diretoria de Políticas e Projetos de Educação Para o Sistema Prisional já está trabalhando para a instalação nas demais unidades do Estado. “Também estão previstas as instalações e a inauguração das salas de amamentação nas unidades prisionais femininas”, pontuou Valcelir Borges, diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional.

Compartilhe esta notícia