Notícias

Tocantins inicia formação para diretores escolares nos polos de Araguaína e Guaraí

13/03/2018 - Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Começou, nessa segunda-feira, 12, a Formação Gestão para Aprendizagem destinada aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas públicas do Tocantins.  As atividades ocorrem no polo de Guaraí, contemplando as Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Colinas, Pedro Afonso, Miracema e Guaraí; e no polo de Araguaína, que compreende as DREs de Araguatins, Tocantinópolis e Araguaína. A formação está sendo realizada no auditório da Faculdade de Guaraí (FAG) e conta com a participação de 96 pessoas.

A abertura, realizada na segunda, 12, contou com a presença dos quatro diretores regionais de Educação: Teônia Cássia de Moura Medeiros, de Colinas; Walteir Pereira Filho, de Miracema; Maria Lúcia Pereira, de Pedro Afonso; e o padre Milton Alves da Silva, de Guaraí.

O padre Milton destacou o trabalho que esses diretores escolares farão nas escolas. “Com essa formação, os participantes vão adquirir novos elementos que irão melhorar a qualidade do ensino e serão abordados temas que a serem aplicados na escola. Vamos acompanhar o trabalho desses diretores escolares e vamos observar a evolução na aprendizagem dos alunos”, frisou.

Em Araguaína, a formação está sendo realizada no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) e contou com a presença dos diretores regionais de Educação: Maria Florismar do Espírito Santo (Araguaína), Paulon Miranda Labre Rodrigues (Araguatins) e Dorismar Carvalho de Sousa (Tocantinópolis). Lá, estão participando 160 pessoas entre diretores e coordenadores pedagógicos.

A formação

A formação atenderá 269 professores e 269 coordenadores pedagógicos nos polos de Araguaína, Guaraí, Dianópolis, Gurupi e Palmas. Na capital e nos polos de Dianópolis e Gurupi, a formação será realizada nos dias 15 e 16. Para a formação, o Tocantins conta com a parceria da Fundação Lemann.

Valdete Pagani, diretora de Desenvolvimento e Gestão Escolar, explicou que esta formação tem uma duração de 180 horas, em que serão abordadas as dimensões relativas ao trabalho realizado em uma unidade escolar: administrativa, financeira e pedagógica. “Dessa forma, os gestores escolares perceberão a importância de todas as dimensões para o pleno desenvolvimento das atividades na escola”, contou.

“Este é um momento importante para a educação do Tocantins. Realizamos um processo seletivo para escolha dos diretores escolares e, agora, estamos oferecendo uma formação em gestão para a aprendizagem”, explicou a secretária Wanessa Zavarese Sechim.

A formação faz parte das ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC) e do Banco Mundial que estão sendo realizadas no Estado, com escolas próximas à BR-153 e que apresentam vulnerabilidade.

A formação contempla a Meta 22 do Plano Estadual de Educação, voltada para o desenvolvimento de uma gestão democrática e participativa.

 

Compartilhe esta notícia