Notícias

Projeto “De Bem com Espelho” eleva autoestima de pacientes e servidores no HGP

05/12/2018 - Luciana de Barros/Governo do Tocantins

Cortes de cabelo, hidratação, penteados rápidos, turbantes e muitos sorrisos foram os resultados de um dia de beleza proporcionado pelo projeto De Bem com o Espelho, realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP) nesta quarta-feira, 5. A ação beneficiou servidores, pacientes, acompanhantes e contou com solidariedade e amor dos voluntários da área da beleza. O projeto irá realizar outras edições durante o ano de 2019.

“Fazer com que se sintam de bem com o espelho, elevar a autoestima e estimular os cuidados das pessoas que estão vulneráveis não tem preço, é gratificante. Além disso, estamos proporcionando, aos nossos alunos, contato com o público, um treinamento maior com a didática e a prática”, explicou o hair stylist Peres Watson, que tem 18 anos de experiência na área da beleza.

A servidora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, Karla Cabral, soube da vontade do cabeleireiro Peres de realizar a ação no projeto voluntário, e entrou em contato com ele para realização no HGP. “Ele topou e começamos organizar o projeto com o setor de Humanização. Hoje, iniciou com cortes e futuramente vai abranger outros serviços, como os cursos de maquiagem e escovas. Haverá outras edições do evento durante o ano de 2019. Estamos muito felizes com a parceria”,  destacou.

A servidora do HGP, Cristiane Ferreira, veio agregar, ao projeto, ofertando seus conhecimentos na oficina de turbante. “Muitas pessoas não ficam bem de turbantes ou não sabem qual turbante apropriado para seu cabelo. Estou dando dicas sobre como amarrar o cabelo. Comprar os tecidos fica bem mais barato. O importante é ajudar na autoestima destas pessoas, isso é muito bom para gente que oferta”, afirmou.

Beneficiadas

 A servidora do ambulatório, Antônia Alves Carvalho, de 52 anos, não perdeu a chance de cortar o cabelo. “Nós trabalhamos muito e, muitas vezes, não temos aquele tempo de cuidar. O cabelo passa da hora de cortar e esta ação foi boa. Estou ansiosa para ver o corte novo”, disse animada.

A técnica de enfermagem há 15 anos no HGP, Leila Rejane Alves Carvalho, adorou aprender dicas de turbantes. “Nosso cabelo sempre precisa de cuidados especiais. É muito bom ter essa oportunidade dentro do ambiente de trabalho. Um projeto que pode beneficiar muita gente. E cuidar da autoestima é fundamental para trabalhar melhor”, concluiu, entusiasmada.

A paciente que está internada no HGP, Maria de Jesus, moradora de Pedro Afonso, elogiou a iniciativa e aproveitou para hidratar os cabelos.

Trabalho voluntário

Segundo a responsável pelo Setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, essa parceria com cabeleireiros voluntários já faz parte do serviço de humanização do hospital. “Esta ação do De Bem com o Espelho faz parte do projeto Profissões, no intuito de valorizar servidores, pacientes e acompanhantes. E faz toda diferença, as pessoas se sentem acolhidas e valorizadas”, concluiu.

O trabalho voluntário no Hospital Geral de Palmas também inclui campanhas de doações de produtos de higiene como fraldas, sandálias, roupas, produtos utilizados para ajudar pacientes e acompanhantes que estão internados. Muitos pacientes vêm de outros estados e chegam sem nada na unidade. O Setor de Humanização mobiliza a captação desses objetos, no intuito de oferecer uma melhor assistência a pacientes e acompanhantes que necessitam.

Para o diretor-geral do HGP, Daniel Hiramatsu, ações como essa fortalecem as atividades desenvolvidas na unidade. “É uma satisfação receber projetos de voluntariado como este, que nos auxiliam no cuidado com nossos servidores, pacientes e acompanhantes. Nós agradecemos pela contribuição e pelo carinho com o HGP”.

Doações

Outro produto muito procurado no hospital são as revistas e os livros. Muitas vezes, as pessoas possuem revistas e querem se desfazer e não sabem onde deixar. No HGP, existe o projeto da Revisteca, que recebe doações de livros e revistas que são disponibilizados em alguns pontos da Unidade, possibilitando um pouco de distração, amenizando a dor da rotina hospitalar. As instituições ou as pessoas que desejam ser voluntárias ou doar algum produto para o HGP devem procurar a coordenação de Humanização da unidade ou ligar no (63) 3218-7898.

Compartilhe esta notícia