Naturatins distribui cerca de 250 mudas de árvores em Arapoema

04/10/2018 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Com o objetivo de incentivar a comunidade local e também os produtores rurais da região a reflorestar as nascentes e as áreas urbanas, na manhã desta quinta-feira, 4, a Supervisão do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Arapoema realizou a entrega de mudas de árvores nativas e frutíferas na sede da unidade. A atividade constituiu no Dia Verde e está na segunda edição.

Foram distribuídas cerca de 250 mudas entre ipê amarelo, rosa e branco, pata de vaca, muito usada para a arborização em áreas urbanas e rurais. Além de outras que produzem muita sombra, como o ninho e o pau preto, além frutíferas e de outras espécies do Cerrado brasileiro.

Para o supervisor do escritório do Naturatins, Kesley de Carvalho, a ação, além de comemorar o Dia da Árvore, teve como finalidade mobilizar a comunidade local, e também os moradores dos municípios que fazem parte da Supervisão do Naturatins, a buscarem no escritório mudas de árvores.

“Doamos aos pequenos e grandes produtores, estamos incentivando o reflorestamento das minas, das nascentes. Há também muitas pessoas que buscam no escritório do Naturatins mudas de árvores para plantarem nos seus quintais”, salientou.

Segundo a assistente administrativo Marilucia Barcelos, o Dia Verde é um trabalho de sensibilização junto a população, no sentido de mostrar a importância do plantio e cultivo de árvores no espaço urbano e na recuperação de nascentes. “Com essa atividade, o Naturatins contribui com a absorção de parte dos raios solares e da poluição atmosférica, melhorando a ventilação e a sensação térmica onde vivemos”, explicou.

Na visão da educadora ambiental, Keila Patrícia de Matos, o evento tem como proposta despertar na sociedade a importância do reflorestamento. Ela enfatiza que se cada cidadão plantar duas árvores em seu quintal ou calçada, teremos uma cidade mais sustentável, arborizada, com clima mais saudável e fresco.

“Entregamos mudas que serão plantadas nas ilhas das ruas e avenidas que possuem pouca vegetação e na praia do Jacu, local que foi desmatado. Os moradores estão preocupados com o reflorestamento local, esta ação contribuirá não somente na zona urbana, mas na recuperação de matas ciliares também”, frisou.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Elizeide Noleto, destacou a relevância da ação. “O Naturatins desenvolve uma atividade de grande importância para o nosso município, já que alcança o pequeno, o grande produtor e até o cidadão que planta no seu quintal. Essa iniciativa vai trazer muitos benefícios para o meio ambiente. Apoiamos e agradecemos pelo desempenho do órgão”, reforçou.