Notícias

Comunidades de Ponte Alta e Natividade são beneficiadas com exames e cirurgias durante o Rally dos Sertões

09/09/2016 - Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

A oportunidade de receber atendimento e dar início ao tratamento contra doenças como o câncer de pele e o câncer de colo de útero motivou dezenas de mulheres de Ponte Alta do Tocantins nesta sexta-feira, 9, a buscarem atendimento junto à equipe do Projeto SAS Brasil, que reuni voluntários em torno da ação social realizada pelo Rally Internacional dos  Sertões. Antes de Ponte Alta, na quarta-feira, 7, os moradores do município de Natividade foram beneficiados com a ação, recebendo atendimento em diferentes especialidades.

Com capacidade de atender até 100 pessoas por especialidade, o projeto realiza desde a triagem até o procedimento cirúrgico de cauterização ou de biópsia, em caso de ser detectada lesão suspeita. Nos casos em que é necessária a biópsia, a equipe encaminha a amostra para o Hospital do Câncer de Barretos e, uma vez que o resultado é verificado, a SAS entra em contato com a prefeitura local e com o paciente, a fim de apresentar o resultado para que sejam tomadas as providências referentes a tratamento, quando necessário.

Moradora da zona rural de Ponte Alta, dona Maria Ferreira de Sousa, lavradora, aproveitou a oportunidade para fazer o exame de prevenção do HPV. "Achei mais fácil vir aqui do que esperar para ir ao posto de saúde. A gente precisa acompanhar para poder manter a saúde. Pelos exames que eu fiz, graças a Deus está tudo bem", contou.

De acordo com a coordenadora-geral do projeto, Adriana Mallet, em Natividade foram realizados 96 atendimentos ginecológicos. Entre as mulheres atendidas, pelo menos 40 apresentaram algum tipo de lesão, demandando a realização de procedimento de cauterização ou biópsia. Em Ponte Alta foram atendidas em torno de 70 mulheres.

Já em relação aos exames para detectar câncer de pele, em Natividade foram realizadas sete procedimentos cirúrgicos de prevenção da doença. 

Além destas especialidades, a ação social realizada pelo Rally dos Sertões no Tocantins envolveu atividade educativa e distribuição de kits odontológicos, bem como triagem, exames e entrega de óculos, modelados no local, a crianças com desvio de retração (baixa visão).

Uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Estado da Saúde está em Ponte Alta do Tocantins nesta sexta-feira, realizando um trabalho educativo junto à comunidade, bem como dando apoio aos voluntários do Projeto SAS Brasil.

Compartilhe esta notícia