Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro)

César Halum, titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás em 1979. Foi extensionista rural por 5 anos e, em 1999, assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). No órgão, intensificou o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando mais de 40 mil produtores rurais com financiamentos.

César Halum iniciou a carreira política quando foi eleito vereador em Araguaína. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. É presidente do PRB do Tocantins.

Em 2002, foi eleito deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2005/2006. Durante este período, foram mais de 50 projetos de leis sancionados e aprovados. Após ser reeleito deputado estadual em 2006, César Halum foi eleito deputado federal, em 2010, e reeleito em 2014 com o apoio dos produtores rurais.

César Halum também foi vice-presidente do Parlamento Amazônico e presidiu a União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale)/biênio 2007-2008. A Unale congrega as 27 Assembleias e os 1.059 deputados estaduais brasileiros.