Peixe

Emerson Silva

| Mais fotos 2 3

A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes na cidade de Peixe. A comida típica é um dos pontos altos da cultura da cidade, com destaque para o arroz sirigado, o arroz com pequi, a caranha ensopada e a paçoca.

Os moradores do município são devotos de Nossa Senhora da Abadia, cuja imagem que chegou à cidade é considerada de autoria do mais famoso santeiro goiano, Veiga Vale.

Como chegar:

Acesso rodoviário: rodovia TO-220, que liga Peixe a Gurupi.

Acesso aéreo: pista de pouso não pavimentado de 1.200 metros.

Distante 310 km da capital, Palmas.

 

Ecoturismo

 

Praia da Tartaruga

Faixa de areia banhada pelo rio Tocantins. Além da beleza natural, a praia é um ponto de grande concentração de tartarugas. Na alta temporada, em julho, a praia é estruturada para receber turistas de todo o Brasil.

Acesso:

Pela estrada de rodagem até Porto do Peixe, descendo-se rio abaixo. A duração do percurso fluvial demora cerca de 15 minutos.

 

Arquipélago do Tropeço

Um conjunto de 366 ilhas e ilhotas, formando um belíssimo arquipélago fluvial no rio Tocantins, com grande potencial para a pesca esportiva.

O local impressiona pela beleza, porém oferece perigo a quem não souber se guiar entre os canais convencionados à navegação. A presença de um guia nos passeios é fundamental.

Acesso:

Estrada de rodagem que vai de Gurupi a Peixe (TO-220), seguindo-se de barco, a partir do Porto de Peixe, pelo rio Tocantins acima, num trajeto de 5 km até o Arquipélago do Tropeço.