Lagoa da Confusão

Márcio Di Pietro

| Mais fotos 2 3

Lagoa da Confusão

Portal de entrada para a Ilha do Bananal e o Parque Nacional do Araguaia, é conhecida também por sua grande e famosa lagoa de mesmo nome. Suas belezas naturais lhe conferem um dos maiores potenciais turísticos do Estado.

Banhada pelos rios Urubu, Formoso, Javaé e Araguaia, extremamente piscosos, repletos de aves e animais silvestres, favorece a elaboração de projetos voltados para a política de preservação ambiental.

A região da Ilha do Bananal abriga aldeias como: Boto Velho, Wari Wari, Fontoura, Santa Izabel do Morro e Macaúba. As aldeias ainda preservam o típico artesanato indígena e a prática dos rituais Aruanã, relacionado à fertilidade, e Hetohokã, rito de passagem para a puberdade, reservado aos meninos. O acesso para as aldeias de Boto Velho (Javaé) e Macaúba (Karajá) é feito pelo município de Lagoa da Confusão.

Como chegar:

Acesso pela BR-153, entrando em Nova Rosalândia e seguindo pela TO-230, que liga Cristalândia a Lagoa da Confusão. O município fica a 232 km de Palmas.

Atrativos

Lagoa da Confusão

Uma paradisíaca lagoa natural ladeada por praias de areias finas e águas rasas, onde uma grande pedra parece flutuar e mudar de lugar conforme o ângulo do qual é vista. Palmeiras de buriti completam o cenário onírico, refletindo-se no grande espelho d’água natural. A lagoa é uma das principais atrações do Estado, recebendo turistas o ano inteiro.

Lagoa dos Pássaros

Lago exótico, lar de centenas de pássaros, é um verdadeiro viveiro de espécies. Os reflexos das árvores e dos pássaros em movimento formam imagens em constante mutação em suas águas, produzindo um espetáculo à parte. O atrativo é temporário, de junho a setembro.

Projeto Quelônios

Na fazenda Praia Alta, sede do Projeto Quelônios, permanecem em berçários os filhotes de tartarugas Tracajá e da Amazônia, até ganharem resistência para serem soltas no rio Formoso, mais resistentes à ação de seus predadores. Turistas de vários países visitam a Fazenda, curiosos com a diversidade da fauna e flora local.

Gruta da Casa de Pedra

É uma caverna de formação calcária do escudo cristalino brasileiro, com 1 km de extensão e vários salões. Sua beleza reside nas formações de estalactites e estalagmites que desenham formas exóticas em seu interior. O lugar tem valor religioso para a população local. Em novembro é celebrada a Missa dos Finados em um dos seus salões. A visita ao atrativo só é possível no período seco quando as águas baixam.

Acesso:

Vá pela estrada Lagoa da Confusão/Dueré. Depois, siga por uma estrada que leva às margens da lagoa, e daí, por uma trilha de aproximadamente 500 metros até a caverna. Fica a 3 km de distância da cidade.